Dra. Albene Lima, discursa sobre a importância do vereador.

Diretora Executiva da Casa dos Municípios, Dra. Albene Lima, discursa sobre a importância dos vereadores para as cidades.

Veja o discurso na integra:

A Base que faz a Diferença

A Lei 7212/84 fixou o dia 1º de outubro para homenagear, em todo o país, os vereadores. No Espírito Santo a comemoração é no dia 4 de Outubro.

É difícil falar desse segmento político sem considerar seu importante papel nas cidades, sobretudo no momento em que o país coloca na berlinda suas mais altas instituições políticas -  a Câmara e o Senado Federal. Nossos vereadores têm feito a diferença.

A Casa dos Municípios tem, nesta década, dedicado-se a esse segmento e testemunhado os melhores resultados desta representação, que muito tem contribuído para melhorar as condições dos municípios e de seus cidadãos. Essas lideranças têm sido fundamentais para o crescimento e fortalecimento dos municípios, seja através de políticas públicas, de inserções de projetos e programas nos orçamentos públicos, seja pelas decisivas participações nas audiências públicas promovidas pela Assembléia Legislativa do Espírito Santo. A cada avanço revelam-se novos matizes políticos, estabelecem-se novas sintonias e novos conhecímentos. As formas de se fazer política não são mais únicas. Hoje caminhos diversos são percorridos, mas sempre com foco na ética, na regionalização, na participação popular e no interesse da coletividade.

Diversos fatores têm contribuído para ampliar o foco de vereança nesse quadro: as or anizações das Associações de Vereadores (UVERGRANES e FORTESUL); o epressivo número de mulheres eleitas vereadoras; a inclusão de emendas re ionais no Orçamento do Estado; a vigilância da grande mídia; o papel do Ministério Público; entidades criadas pela iniciativa dos cidadãos dispostos a se unir e defesa do interesse social têm facilitado para ampliar o foco de vereança mais seisível às pressões políticas e aos interesses populares.

E em defesa das causas sociais, novas ações vêm se materializando, como considerações aos limites do Estado, e do seu regime democrático onde o poder do povo é colocado em prática nas Câmaras Municipais e nas ações dos vereadores.

O esforço deve ser continuo, em um universo particular e louvável ao empenho das Mesas Diretoras, das Comissões da Assembléia Legislativa do Espírito Santo e do Executivo Estadual ocorridos nos últimos anos. E com isso buscar um Estado forte, assim proporcionando uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Há muito que percorrer quer seja na ética, na moral, ou nos costumes. Fazendo com que o público seja tratado de uma maneira pública, correta e oferecendo boas perspectivas ao futuro.

Albene Lima

Diretora Executiva da Casa dos Municípios da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo

"Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutos no tempo certo, e sua folhas não murcham. Assim também, tudo o que estas pessoas fazem dá certo." (salmo 1.3)

04-10-2007