Trigésima segunda sessão ordinária.

Reunidos em horário especial, em decorrência do jogo do Brasil, às 09 horas desta quarta-feira 27, os vereadores da Câmara de Itarana deliberaram sobre a pauta da trigésima segunda sessão ordinária.

Aberto os trabalhos, o vereador José Felix Cordeiro eafirmou o convite à população para a participação na Festa em comemoração aos 42 anos do Município, intitulada “42ª Concentração Comunitária, Festa dos Itaranenses Ausentes e Feira do Agroturismo”, que acontecerá nos dias 29, 30/06 e 01/07/2018. O Vereador lembrou ainda da necessidade de diversão com responsabilidade, preservando assim os munícipes e os bens públicos.

Ainda na mesma sessão o Vereador José Maria Caetano comentou sobre o senso agropecuário apresentado pelo IBGE, segundo levantamento realizado no período de outubro 2017 a maio de 2018. Entre os produtos agrícolas produzidos no município (Café, Banana, Inhame, milho, feijão e outros) destaca-se a produção de Café conilón que é superior a 1624 hectares cultivados e café arábico que é superior a 2814 hectares de área cultivada. O presidente da casa, Vereador Emmanuel de Aquino e Souza, lembrou que por ser uma terra com clima frio, o cultivo do café arábico é mais adequado.

Ainda sobre o levantamento do IBGE, o presidente trouxe à memória um fato ocorrido em 2010. O IBGE ao fazer o levantamento da área do Munícipio de Itarana, usou como critério a orientação via satélite para determinar o território do Município. Há, porém, vários trechos em áreas fronteiriças, com Santa Tereza, Itaguaçu e outros, que por estarem mais próximos à sede de Itarana, acabam sendo atendidos e tendo suas operações financeiras no Município. Quando o IBGE notificou os municípios sobre a delimitação do território, a administração pública deveria ter comunicado que atendia estas áreas, podendo assim se tornar oficialmente território de Itarana. No entanto, não houve manifestação da administração da época, essas áreas continuam pertencendo aos municípios vizinhos, porém sua população é atendida pelo município de Itarana.

Após os esclarecimentos, o presidente encerrou a sessão convidando para a sessão do dia 02/07/2018, ultima do semestre.

Data de Publicação: quarta-feira, 27 de junho de 2018