Itarana: inovações tecnológicas foram a marca do Legislativo em 2021

Os dois últimos anos foram bastante atípicos para todos nós, apresentando desafios nunca imaginados anteriormente. E para os legislativos municipais a situação não foi diferente. Em 2021, com o avanço da pandemia, a Câmara Municipal de Itarana teve que adotar diversas medidas a fim de evitar a proliferação do coronavírus. A principal delas foi a restrição da presença de pessoas no plenário durante as sessões.

“A partir daí, nós vereadores tivemos a ideia de trazer o cidadão para as sessões pela via digital. Com a popularização das lives durante a pandemia, pensamos: por que também não transmitir nossas sessões ao vivo?“, conta o presidente Edvan Piorotti de Queiroz (PMN).

Em quase um ano de implantação, o canal no YouTube da TV Câmara possui hoje mais de 320 inscritos e cerca de 10 mil visualizações. Em média, mais de 60 pessoas assistem às sessões simultaneamente pela plataforma. E na página do Facebook, os resultados são ainda melhores: mais de 18 mil visualizações e média de 100 pessoas assistindo simultaneamente.

“Conseguimos atingir um número maior de pessoas nas plataformas digitais, até porque nosso plenário não possui tanta capacidade. Além disso, os cidadãos podem interagir durante as transmissões pelo chat em tempo real. Sem dúvidas, essa inovação trouxe mais transparência aos atos da Câmara e proporcionou uma aproximação maior entre o Legislativo e nossos munícipes”, complementa Edvan.

Modernização

Outro importante avanço do último ano foi a introdução do sistema de protocolo e tramitação eletrônica dos processos. “Quando chegamos à gestão da Casa, além dos problemas financeiros que foram deixados, notamos que os processos não possuíam um fluxo adequado. O protocolo ainda era feito à mão pelos servidores. Trouxemos o protocolo e a tramitação para o sistema eletrônico, o que aumentou a produtividade e o controle sobre os atos”, explica o chefe do Legislativo Municipal.

E as inovações não param por aí. “Modernizamos os microfones da Casa e estamos analisando a possibilidade de adquirir um painel eletrônico de votação. Todas essas medidas, aliadas às transmissões ao vivo das sessões, trarão mais visibilidade aos trabalhos desempenhados por nós vereadores”, finaliza Edvan.

*Matéria extraída do Anuário 2021/2022 da Ascamves - Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo. p. 31.*

Data de Publicação: terça-feira, 09 de agosto de 2022