Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher

A Campanha de mobilização dos homens, é uma ação conjunta, intermediada pela Frente Feminina de Enfrentamento da  Violência contra a Mulher e pelo Fórum de Homens Capixabas pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, em parceria com outras importantes e representativas entidades: SEDH-Secretaria Estadual dos Direitos Humanos, Procuradoria da Mulher-Assembleia Legislativa do Espírito Santo, ASCAMVES/Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo e  AMUNES/Associação dos Municípios dos Espírito Santo.
A violência praticada pelos homens contra as mulheres é uma das formas mais graves e recorrentes de violações aos Direitos Humanos. Ela é resultado de uma cultura machista ainda proeminente em nossa sociedade e por isso merece, a cada dia, com significativas ações, uma maior atenção por parte do poder público e da sociedade civil organizada, devido às suas graves consequências e impactos na vida pessoal, profissional e na saúde das mulheres.
O dia 6 de dezembro é formalmente definido como o dia do compromisso dos homens pelo fim da violência contra as mulheres, também conhecido como Movimento do Laço Branco, regulamentado pela Lei Federal n°11.489/2007.
São as tipificações de violências citadas, que mobiliza os 16 dias de ativismo:
1. Violência de Gênero Física
2. Violência de Gênero Psicológica e moral
3. Violência Sexual
4. Violência Econômica/Patrimonial
5. Violência Simbólica
6. Violência Social
7. Violência Política
8.  Violência Obstétrica
9. Violência através dos filhos
10. Violência no ambiente de trabalho
Assinar este manifesto, é um ato de, literalmente, suma importância, quando todos nós, da sociedade civil e do poder público, comprometemos-nos, em atuar em prol de ROMPER com o ciclo da violência nas suas raízes e, mais do que isso, de promover uma mudança de  atitude em todos os segmentos.

Data de Publicação: terça-feira, 06 de dezembro de 2022