Vereadora questiona más condições do SAAE de Itarana

Após ser procurada por moradores, Brunella Colombo visitou os postos de trabalho do SAAE para averiguar a situação da autarquia

Durante a 8ª sessão ordinária da Câmara de Itarana, realizada nesta quarta-feira (31-05), a vereadora Brunella Colombo Santos (PSDB) questionou em seu pronunciamento as más condições físicas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município de Itarana. Ela foi procurada por moradores que reclamaram do aumento da tarifa de esgoto e o forte cheiro da água.

A vereadora visitou o escritório administrativo do SAAE, localizado no centro, a antiga sede, a estação de tratamento de água e o ponto de trabalho próximo ao Itaraninha, se deparando com condições insatisfatórias. “Infelizmente eu fiquei surpresa com as condições insalubres de todos os locais. O escritório e a estação de tratamento estão oferecendo condições insalubres a seus funcionários”.

A vereadora relatou que na estação de tratamento as portas e janelas estão destruídas, e que os reservatórios que deveriam ser limpos de quatro em quatro meses, não são limpos há mais de anos. “O que mais me preocupa é a falta de aparelhos para medir a quantidade de flúor correta para o tratamento. E tem mais, o SAAE não está fazendo a análise dessa água”.

A vereadora ainda disse que publicaria em seu perfil na rede social Facebook fotografias que comprovam a situação descrita por ela e que tomaria providências. “Quero deixar aqui o pedido ao diretor do SAAE e a todas as autoridades cabíveis, para tomar uma providência de imediato. Querendo ou não essa água está sendo distribuída para nós, água é vida e ela não está sendo bem cuidada”, disse.

O vereador José Alberto Neumann (PSB), disse que também recebeu questionamentos dos moradores sobre o aumento da tarifa da água e sugeriu que o diretor do SAAE de Itarana fosse convocado a prestar esclarecimentos na próxima sessão, recebendo o apoio de todos os parlamentares.

Já o vereador José Felix Cordeiro (PMN), relatou que o SAAE antigamente era mantido pela Prefeitura, que arcava com todas as despesas inclusive dos funcionários. “Hoje é o SAAE que tem que se manter sozinho, ele tem que arrecadar para poder se manter”. Por isso, o vereador acredita que houve a necessidade de aumentar a tarifa da água. “É ainda a mais barata do Estado e a nossa água é uma das melhores águas do Espírito Santo”, ressaltou. Em relação aos relatos da vereadora Brunella, José Félix, concordou sobre as limitações da autarquia, informando inclusive que já foi funcionário do SAAE.

Após a fala do vereador, a parlamentar Brunella convidou a todos os vereadores para fazerem uma visita às dependências do SAAE.

Data de Publicação: quarta-feira, 31 de maio de 2017