Declaração de utilidade pública

Vereadores de Itarana, em sessão ordinária que iniciou às 19 horas deta quarta-feira 27, aprovaram o Projeto de Lei n° 021/2015 que Declara de utilidade pública a Associação Musical Lira Zeferino Xisto Toniato.

A Associação Musical Lira Zeferino Xisto Toniato, criada em 1912, recebeu originalmente o nome de Lira Figueirense, porque estava na Vila Figueira de Santa Joana.  Em 1942 a Vila Figueira de Santa Joana passou a denominar-se Itarana, tornando-se município em 1964 e a Banda recebeu o nome de Zeferino Xisto Toniato.

Por muitos anos recebeu músicos dedicados e realizaram relevante trabalho, graças a seus maestros, entre outros se destaca o nome de Francisco Corrêa da Silva, ocasião em que recebeu o nome de Banda de Itarana, sucedido pelo maestro Aristeu de Lima. Maestro Aristeu levou muitos jovens e adolescentes para a banda que nos meados de 1985, época em que recebeu o nome de Banda Mirim e depois Banda Mista Juvenil de Itarana.

Com a dificuldade de manter os músicos que buscavam carreira em outras localidades, a banda ficou por um período de 15 sem atividades relevantes. No ano de 2005 os músicos que persistiram na banda, juntamente com o prefeito Municipal Edvan Meneguel, resgataram a Banda que recebeu o nome de Associação Musical Lira Zeferino Xisto Toniato e hoje torna-se de utilidade pública com a aprovação do Projeto de Lei 021/2015 de autoria do Vereador Diego Vinicío Fardin que foi aprovado por unanimidade parlamentar.

Data de Publicação: quarta-feira, 27 de maio de 2015