Aprovada nova denominação da Escola Municipal de Limoeiro e da Creche do Rizzi

Dois projetos de lei, que propõem nova denominação à Escola de Ensino Infantil de Limoeiro de Santo Antônio e à Creche do Rizzi, foram aprovados nesta quarta-feira (12), durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itarana. As homenageadas são Teresinha Custódio Leles Delai e Tereza Fiorotti Rizzi, respectivamente.

O projeto Nº 010/17, de autoria do vereador Ozeias Baldoto (PSB), foi aprovado por unanimidade pela casa, alterando o nome da Escola Municipal de Ensino Infantil “Limoeiro de Santo Antônio” para Escola Municipal de Ensino Infantil “Teresinha Custódio Leles Delai”. Atualmente a Escola funciona em uma sala da Escola Estadual “Josué Baldotto”, mas segundo o parlamentar o município está trabalhando para transferi-la para o prédio do antigo Posto de Saúde da localidade.

Já o projeto Nº 011/17, de autoria do vereador Emmanuel de Aquino e Souza (PDT), foi aprovado por 8 votos a favor e um voto contrário, da vereadora Brunella Colombo Santos (PSDB). Com a aprovação a Creche “Alexandre Onorio Pereira (Tio Sabará)” passa a ser denominada de Centro Municipal de Educação Infantil “Tereza Fiorotti Rizzi”. A creche localizada no Sossego, Rizzi, conta nova sede construída em 2016.

Em seus pronunciamentos, os parlamentares proponentes dos projetos citados reforçaram a importância das homenageadas, destacando os serviços prestados às comunidades onde residiram, sendo desta forma merecedoras de tal homenagem. As duas atuaram na área da saúde. Teresinha Delai foi agente de saúde e Tereza Rizzi era parteira.

Familiares de Teresinha Cústódio Leles Delai estiveram presentes na sessão. (FOTOS)*

Breve histórico das homenageadas

Teresinha Cústódio Leles Delai - Limoeiro de Santo Antônio

Nascida no dia 07 de outubro de 1956, tendo sida registrada na data de 18 de agosto de 1957, casou-se com Sebastião Francisco Delai, passando a morar no distrito de Limoeiro de Santo Antônio. Teve três filhos: Fátima da Penha Delai, Fernanda Delai e Fernando Delai. Na gestão municipal compreendida entre os anos de 1997 e 2000 a homenageada ingressou na carreira de Agente Comunitária de Saúde, exercendo tal profissão até seus últimos dias.

Tereza Fiorotti Rizzi - Rizzi

Nascida no dia 02 de agosto de 1903, era filha de Paulo Rizzi e Maria Daleprani. Casou-se com Jacob Rizzi, tendo os filhos: Leandro, Juvêncio, Cleto, Anastácio, Valéria, Jandira, Rosalina, Sidiná, Memorina e Clementina. Participou do curso de parteira com um grupo formado pelo padre Álvaro Regaze, ministrado pelo Dr. Demócrates Frizzera Coelho, passando a possuir a carteira profissional de parteira. Muitas vezes em condições adversas, trabalhou ininterruptamente para auxiliar a chegada de novas crianças ao mundo, destacando-se em sua comunidade.

Data de Publicação: quarta-feira, 12 de abril de 2017